27 de julho de 2010

Chavões de pregadores

Escrevo essa postagem porque ando cansado de ouvir em congressos sempre a mesma coisa.

Quando se organiza um congresso se pensa em confraternização, louvor e Palavra.
Vamos nos reunir para ouvir a Palavra de Deus.
Um pregador é escolhido, pelo menos é assim que deve ser, um pregador da Palavra, da Bíblia que deve estar preparado para isso.
Mas o que tenho visto é um bando de homens e mulheres com 5 ou 10 “mensagens” decoradas com seus devidos chavões de “impacto”, de “interação” com o povo.
Quero antes demais nada dizer que qualquer bala agrada uma criança, mas Paulo diz: “quando eu era menino me divertia com as coisas de menino”, agora não, cresci.
Para começar existem vários apelidos de pregadores como em uma postagem anterior em meu blog, mas esses nomes eu já ouvi:
Pregador cabeça de fogo (é um russinho que toca harpa). Canela de fogo. Fogo puro. Chama Viva e por aí vai.
Todos eles com seus” CHAVÕES” preparados e muito bem treinados para interagir com a galera, afinal, precisam agradar o povo para receberem seus “cachês” que a cada dia fica mais caro, viraram estrelas, e querem novamente sair do local com um novo convite de retorno ou, em uma “brecha” em suas agendas super lotadas.

Bom, vamos ao que interessa não é?

Segue algumas listas de CHAVÕES que não agüento mais:
“Diga ao irmão que está do seu lado” - Aqui a imaginação é muito fértil e essa postagem não conseguirá expor devido ao pequeno espaço. Mas esa eu tenho que relembrar do Pr Marco Antonio "Diga para o seu irmão: Vem tempestade aí!!"
“Profetiza para o teu irmão” – não se contentam em serem usados por Deus, querem ser o próprio Deus ordenando que profetizem. Tem tanto profeta de plantão...
“Quem tem promessa não morre” – Não leram ainda sobre Moisés que não entrou na terra Prometida, Davi que não construiu o templo, Abraão, Hebreus 11:13 “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” É que, quando o indivíduo fica enfermo é que ele começa a entender que as coisas não funcionam como ele pensa e prega.
“Êta Jehová, ta pouco, manda mais” – Ufa!
“Receba, receba, Receeeebaaaaaa!!!” – Sem comentário não é?

“Quem não dá glória está em pecaaadooooo” – Glória aqui são gritos para massagear o ego do pregador.
“Eu determino” – Quanto poder não?

“Não diga pra Deus que tem um grande problema, diga para o problema que tens um grande Deus” – Em outras palavras, não ore, não fale com Deus, fale com o problema.

“Hoje é o dia da tua vitóóóóóriaaaaaa” – Aqui o grito costuma ser bem maior que a vitória.

“Diga pro irmão que estado teu lado: Dá grória miserávi” – Ai, ai, rsrs.

“Quem não dá glória não recebe” – Mais gritos para massagear o ego do fulano pois é nessa hora que o ‘câmera man’ está filmando o ‘movimento’ para mostrar que nesse lugar o fulano é ‘o cara’, e mais DVD e CD vendido. Claro no final do congresso o camelódromo corre solto lá fora.
“Terra, manto” – Você entendeu? Nem eu?
“Fale em línguas aí, fale, faaaalllllelelele, Ripa lá pra trás... Laba súria, faleeee...” - É difícil, assim é vacalhação mesmo.

Outros girtam: "Terraaaaa!" Sei lá, pra que isso?

“Só quem tem fogo é que pode meter o pé no mulambo do cão” – Autoria de Sr Marco Feliciano – Você acredita nisso?
“Vamos saquear o inferno” – Autoria de Valnice Milhomes – O que será que vamos tirar de lá?

“Estou vendo anjos nesse lugar, anjos na porta, no meio do povo, aqui no altar e somente quem está desviado é que não vê” – Não seria o contrário?

“No final de cada congresso é de se esperar, um grupo ou um cantor com uma música bem alta (aliás, será que todo cantor é surdo? Ou pensa que a gente é?), e aos gritos que ninguém entende, muitas pessoas vão frente, pra quê? Nem elas sabem, mas é assim que as coisas funciona, então, não pergunte, não critique, entre “nesse mistério”, e que mistério hein?

Vou parar por aqui, felizmente, ainda tem alguns que estão cansados dessa miséria, que Deus nos ajude a romper essa barreira com o poder genuíno do Evangelho, poder de Deus para salvação de todo o que crê, amém.

Ainda quero colocar aqui alguns gestos variados:

“Por a mão na cabeça de alguém e forçar para derrubá-la para trás” – Por falta de ‘poder’, vai no “muque” mesmo. (sempre tem um 'coroinha' atrás para segurar).

“Chamar determinadas pessoas a frente” – Pra quê ainda não descobri, mas não importa, já que eles dizem qualquer coisa do tipo:

“Meu servo, a luta tem sido grande, mas vitória é certa”, pronto esse já pode voltar para seu devido lugar (a venda de um CD está garantida); Uma senhora: “Minha serva, tenho visto sua tristeza e de vez em quando pensa, não vou suportar não é?” Ela afirma que sim, é claro quem não afirmaria (mais um DVD vendido).

Interessante como está em moda o pregador/profeta dizer que: te conheci desde o ventre de sua mãe.... Então parece que aqui está uma introdução mágica para a enchurrada de asneiras.

“Sair correndo por entre os bancos e cadeiras” - Pra isso já tem o microfone a la RR Soares – Aqui a imaginação é fértil, por a mão na cabeça daqueles que mais estão com rosto de choro, são mais “maleáveis” (manipuláveis??).
“Jogar o paletó, para as pessoas caírem” – Autoria de Benny Hinn – Isso é que é massagear o ego não?

Pregação? Pra quê? O show ainda nem começou.
“Faça com a mão assim (aqui a mão é levantada em forma de um gatilho de revolver), dê uma ‘rajada’ de glóóóóriaaaaaa no trono do pai." – Quanta imaginação, eu não agüento.
Mas,

uma voz ainda ecoa:
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” - Autoria do Senhor Jesus Cristo.

Infelizmente não temos um IBAMA no meio evangélico, assim sendo os desmandos para com as ovelhas continuam sem piedade, mas judiar de animais nos circos é crime, imagine se essa moda pega nas ovelhas? O que vai ter de pregador preso!!!!

Fonte. http://bereiano.blogspot.com/2008/12/chavoes-de-pregadores.html

3 comentários:

  1. Prega palavra amado. E para de criticar as igrejas e os ministros, vc nao é Deus pra julgar ninguem, nem o que é certo ou errado, vc nao é santo.
    Por causa de pessoas como voce que muitos nao vem para Jesus, para de denegrir o evangelho, e vai evangelizar e dizer que Jesus é bom.

    ResponderExcluir
  2. MANO WELLINGTON, VOCÊ NÃO TEM UM ROSTO E SEM ROSTO NÃO POSSO TE RESPONDER, MAS O ESPAÇO E DE DEBATE MESMO... É MAIS FACIL PENSAR ASSIM.. TE ENTENDO. NO AMOR DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  3. Eu também me cansei de tanto teatro para autopromoção dos pregadores de renome que temos no país e fico triste em ver outros anônimos movidos pelo mesmo espirito e repetindo esses teatros em todos os lugares. Aliás, uma das "profecias" preferidas é dizer aos berros: Deus vai tirar você do anonimato!!!!

    ResponderExcluir