27 de julho de 2010

Chavões de pregadores

Escrevo essa postagem porque ando cansado de ouvir em congressos sempre a mesma coisa.

Quando se organiza um congresso se pensa em confraternização, louvor e Palavra.
Vamos nos reunir para ouvir a Palavra de Deus.
Um pregador é escolhido, pelo menos é assim que deve ser, um pregador da Palavra, da Bíblia que deve estar preparado para isso.
Mas o que tenho visto é um bando de homens e mulheres com 5 ou 10 “mensagens” decoradas com seus devidos chavões de “impacto”, de “interação” com o povo.
Quero antes demais nada dizer que qualquer bala agrada uma criança, mas Paulo diz: “quando eu era menino me divertia com as coisas de menino”, agora não, cresci.
Para começar existem vários apelidos de pregadores como em uma postagem anterior em meu blog, mas esses nomes eu já ouvi:
Pregador cabeça de fogo (é um russinho que toca harpa). Canela de fogo. Fogo puro. Chama Viva e por aí vai.
Todos eles com seus” CHAVÕES” preparados e muito bem treinados para interagir com a galera, afinal, precisam agradar o povo para receberem seus “cachês” que a cada dia fica mais caro, viraram estrelas, e querem novamente sair do local com um novo convite de retorno ou, em uma “brecha” em suas agendas super lotadas.

Bom, vamos ao que interessa não é?

Segue algumas listas de CHAVÕES que não agüento mais:
“Diga ao irmão que está do seu lado” - Aqui a imaginação é muito fértil e essa postagem não conseguirá expor devido ao pequeno espaço. Mas esa eu tenho que relembrar do Pr Marco Antonio "Diga para o seu irmão: Vem tempestade aí!!"
“Profetiza para o teu irmão” – não se contentam em serem usados por Deus, querem ser o próprio Deus ordenando que profetizem. Tem tanto profeta de plantão...
“Quem tem promessa não morre” – Não leram ainda sobre Moisés que não entrou na terra Prometida, Davi que não construiu o templo, Abraão, Hebreus 11:13 “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” É que, quando o indivíduo fica enfermo é que ele começa a entender que as coisas não funcionam como ele pensa e prega.
“Êta Jehová, ta pouco, manda mais” – Ufa!
“Receba, receba, Receeeebaaaaaa!!!” – Sem comentário não é?

“Quem não dá glória está em pecaaadooooo” – Glória aqui são gritos para massagear o ego do pregador.
“Eu determino” – Quanto poder não?

“Não diga pra Deus que tem um grande problema, diga para o problema que tens um grande Deus” – Em outras palavras, não ore, não fale com Deus, fale com o problema.

“Hoje é o dia da tua vitóóóóóriaaaaaa” – Aqui o grito costuma ser bem maior que a vitória.

“Diga pro irmão que estado teu lado: Dá grória miserávi” – Ai, ai, rsrs.

“Quem não dá glória não recebe” – Mais gritos para massagear o ego do fulano pois é nessa hora que o ‘câmera man’ está filmando o ‘movimento’ para mostrar que nesse lugar o fulano é ‘o cara’, e mais DVD e CD vendido. Claro no final do congresso o camelódromo corre solto lá fora.
“Terra, manto” – Você entendeu? Nem eu?
“Fale em línguas aí, fale, faaaalllllelelele, Ripa lá pra trás... Laba súria, faleeee...” - É difícil, assim é vacalhação mesmo.

Outros girtam: "Terraaaaa!" Sei lá, pra que isso?

“Só quem tem fogo é que pode meter o pé no mulambo do cão” – Autoria de Sr Marco Feliciano – Você acredita nisso?
“Vamos saquear o inferno” – Autoria de Valnice Milhomes – O que será que vamos tirar de lá?

“Estou vendo anjos nesse lugar, anjos na porta, no meio do povo, aqui no altar e somente quem está desviado é que não vê” – Não seria o contrário?

“No final de cada congresso é de se esperar, um grupo ou um cantor com uma música bem alta (aliás, será que todo cantor é surdo? Ou pensa que a gente é?), e aos gritos que ninguém entende, muitas pessoas vão frente, pra quê? Nem elas sabem, mas é assim que as coisas funciona, então, não pergunte, não critique, entre “nesse mistério”, e que mistério hein?

Vou parar por aqui, felizmente, ainda tem alguns que estão cansados dessa miséria, que Deus nos ajude a romper essa barreira com o poder genuíno do Evangelho, poder de Deus para salvação de todo o que crê, amém.

Ainda quero colocar aqui alguns gestos variados:

“Por a mão na cabeça de alguém e forçar para derrubá-la para trás” – Por falta de ‘poder’, vai no “muque” mesmo. (sempre tem um 'coroinha' atrás para segurar).

“Chamar determinadas pessoas a frente” – Pra quê ainda não descobri, mas não importa, já que eles dizem qualquer coisa do tipo:

“Meu servo, a luta tem sido grande, mas vitória é certa”, pronto esse já pode voltar para seu devido lugar (a venda de um CD está garantida); Uma senhora: “Minha serva, tenho visto sua tristeza e de vez em quando pensa, não vou suportar não é?” Ela afirma que sim, é claro quem não afirmaria (mais um DVD vendido).

Interessante como está em moda o pregador/profeta dizer que: te conheci desde o ventre de sua mãe.... Então parece que aqui está uma introdução mágica para a enchurrada de asneiras.

“Sair correndo por entre os bancos e cadeiras” - Pra isso já tem o microfone a la RR Soares – Aqui a imaginação é fértil, por a mão na cabeça daqueles que mais estão com rosto de choro, são mais “maleáveis” (manipuláveis??).
“Jogar o paletó, para as pessoas caírem” – Autoria de Benny Hinn – Isso é que é massagear o ego não?

Pregação? Pra quê? O show ainda nem começou.
“Faça com a mão assim (aqui a mão é levantada em forma de um gatilho de revolver), dê uma ‘rajada’ de glóóóóriaaaaaa no trono do pai." – Quanta imaginação, eu não agüento.
Mas,

uma voz ainda ecoa:
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” - Autoria do Senhor Jesus Cristo.

Infelizmente não temos um IBAMA no meio evangélico, assim sendo os desmandos para com as ovelhas continuam sem piedade, mas judiar de animais nos circos é crime, imagine se essa moda pega nas ovelhas? O que vai ter de pregador preso!!!!

Fonte. http://bereiano.blogspot.com/2008/12/chavoes-de-pregadores.html

O NOVO CIRCO CHEGOU

O CIMENTO DA BENÇÃO
Bom, os irmão que me conhecem, sabem que não sou um apologista, nem tampouco tenho a pretensão de ser o dono da verdade, ou ainda, um “gosth busters”. Mas após ter recebido nesta manhã um vídeo onde um “reverendo” anunciava o “CIMENTO DA BENÇÃO” segundo ele o cimento especial da casa própria, do negócio próprio, a ser adquirido por uma “singela” oferta, decidi escrever umas poucas linhas...

Por acaso você já se deu conta que hoje parte dos evangélicos adoram uma atração extravagante? Já reparou que algumas comunidades evangélicas ficam lotadas de gente curiosa para ouvir pregadores e pregações no mínimo esquisitas?
Penso que a continuar assim logo ouviremos algumas "convocações solenes" do tipo (mais parecida com anuncio de atrações circenses):
- Venham ver a menor cantora do mundo!!
- Não deixem de assistir ao show do pregador anão!!
- Venham ouvir a menininha de 3 anos que já é pregadora!!
- Assistam ao mais novo pastor do mundo!
- Conheça o cantor fanho mais ungido do planeta!
- Venha assistir o cara que morreu com 10 facadas e ressuscitou.
- Ouça o testemunho da mulher que foi esposa de satanás, etc.
Irmãos em Cristo; Vamos combinar! A igreja de Jesus não é um circo! Chega de ouvirmos absurdos como os ensinados por falsos profetas que ao longo dos anos tem propagado doutrinas que se contrapõem em muito a ortodoxia cristã.
Confesso que estou cansado disso. Não me interessa as elucubrações nem tampouco as viagens esquizofrênicas daqueles que mercantilizam a fé, a Palavra de Deus me basta!

Há alguns anos vi um cartaz que dizia: “venham assistir a mais nova pregadora do Brasil”. Ora, o convite não se fundamentava na qualidade do pregador nem tampouco na sua homilia, ou capacidade teológica de expor a fé, mas sim no inusitado, no esdrúxulo, no aberrativo. Para piorar a situação, o tempo em que as igrejas deveriam destinar à pregação da Palavra tem sido gasto com testemunhos manipuladores e interesseiros de pessoas que se sentiram agraciadas pelo “gênio da lâmpada mágica” recebendo carros, casas e dinheiro.

Deus! Falta-me palavras para retratar minha indignação! O que fizeram do cristianismo? Que evangelho louco é esse? Ora, este não é, não foi e nunca será o Evangelho do meu Senhor.
Diante do exposto acredito piamente que os conceitos pregados pelos reformadores precisam ser resgatados e proclamados a quantos pudermos, até porque, somente assim, poderemos novamente sair deste momento preocupante e patológico da Igreja evangélica.

“Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria”
Pr. Robson Alves 
Secretario  Executivo da CBN- E/S

Nota do Blogueiro. " Outro dia tinha um cartaz na minha cidade convidando as pessoas para ouvir o homem de "Deus" que não tem língua e fala e outro noticiava  com carro de som " venha ouvir o testemunho da ex-mulher do Fernandinho Beira Mar, ela tem um filho com Beira Mar, ela ora e "Jesus" ouvi e responde"
No tal dia do evento com a Ex, ela revelou que ali naquela reunião tinha 10 pessoas com cem reais para ofertar e como o apelo não surtia o efeito desejado, ela começou a apelar " se você voltar com este dinheiro para casa eu vejo pelo " espírito uma faca furando esta nota, este dinheiro será maldição na sua vida" rsrsr, aqui pra nós se eu tivesse tido uma revelação destas não ia querer este dinheiro. ..................Ap.18.4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos sete pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

Pense nisso.
Pr. Adilson de Souza